Minha trajetória na medicina
- Gabriela Petitot
- 1 de nov. de 2023
- 2 min de leitura

Ao decidir que profissão eu seguiria, peguei a lista dos cursos disponíveis e fui riscando o que eu não faria de jeito nenhum. Não coincidentemente, sobraram só cursos da área da saúde. Cresci vendo minha mãe trabalhar em rotina hospitalar e nunca me imaginei fazendo outra coisa.
Já cursando medicina eu era o tipo de aluna que gostava de tudo! Todo estágio que eu passava achava que seguiria aquela especialidade. Um fato curioso é que me formei com a certeza de que faria pediatria 👶🏻
Justamente por gostar da medicina em toda sua abrangência, já trabalhando, decidi fazer residência em Clínica Médica (pré requisito pra qualquer especialidade clínica, como cardio, pneumo, endócrino, geriatria, reumato etc..).
A Geriatria é a Clínica Médica na sua maior complexidade. A pessoa idosa tem questões sociais, emocionais e diagnósticos específicos da faixa etária, por vezes muitas doenças acumuladas que interagem entre si, por vezes muitas medicações e diversas alterações fisiológicas que tornam o manejo das condições de saúde muito diferente e especial. O médico Geriatra tem que ter muito conhecimento sobre muitas áreas diferentes, além do conhecimento que tratar idosos não é o mesmo que tratar um adulto mais velho! É um mundo completamente à parte.
Essa complexidade associada ao cuidado à pessoa em todos seus domínios (funcional, social, familiar, emocional, entre outros) foi o que mais me encantou na Geriatria. Cada avaliação geriátrica é um encontro atencioso, detalhado, focando ao máximo na qualidade de vida e preservação dela, levando em conta os valores e preferências de cada pessoa.
A cada dia do médico reflito sobre o quão acertada foram as escolhas de ser médica e de ser geriatra, ainda que eu suspeite que foram elas que me escolheram, simplesmente porque não poderia ser diferente! A cada experiência como geriatra tenho certeza que toda essa trajetória me trouxe exatamente onde eu deveria estar.
Feliz dia do médico ao colegas!





Comentários