As mulheres e o cuidado de idosos
- Gabriela Petitot
- 6 de nov. de 2023
- 2 min de leitura

O tema da redação do enem desse ano tem tudo a ver com geriatria: a proposta foi pensar sobre a invisibilidade do papel das mulheres no cuidado.
Como comentei no video sobre envelhecimento populacional, as familias estão menores e as mulheres trabalham mais fora. A entrada da mulher no mercado de trabalho é uma conquista, mas não eliminou as cobranças que existiam antes, no trabalho doméstico e no cuidado de crianças e idosos.
A grande maioria dos cuidadores de idosos são mulheres, elas são 72% dos cuidadores que são familiares e 92% dos profissionais.
Também é muito comum que haja mais mulheres em profissões que cuidam, como enfermagem e técnico de enfermagem.
Só que o papel de cuidar é historicamente menos valorizado frente a outras atividades como prover sustento ou o trabalho visto como “produção.
A profissão de cuidador de idosos não é regulamentada até hoje, até 67% trabalham de forma informal, e essa profissão não é incluída em nenhuma política pública nenhum âmbito do sus
Em relação ás cuidadoras familiares, geralmente não são remuneradas, não receberam treinamento, trabalham com cuidado todos os dias da semana, e muitas tem jornada fora do domicílio. Esse cuidado custa tempo, dinheiro, renúncias, saúde pois entre as cuidadoras há mais dores crônicas, depressão, ansiedade), promove isolamento
Não sendo reconhecido como trabalho e realizado no interior do domicílio, esse cuidado é completamente invisibilizado.
Nao é à toa que na geriatria lidamos muito com estresse do cuidador, que é uma síndrome de esgotamento de quem cuida.
Se sabemos que o aumento de idosos é um fenômeno populacional, é uma discussão que deve sair da esfera individual e atingir a esfera coletiva. Como podemos valorizar o papel de quem cuida?
Referências:
GROISMAN, Daniel; et al. aCuida-Covid: Pesquisa nacional sobre as
condições de trabalho e saúde das pessoas cuidadoras de idosos na pandemia –
Principais resultados. Rio de Janeiro: EPSJV/ICICT/Fiocruz, 2021.
CAMARANO, A. A. CUIDADOS PARA A POPULAÇÃO IDOSA E SEUS CUIDADORES: DEMANDAS E ALTERNATIVAS. Livro Entre relações de cuidado e vivências de vulnerabilidade : dilemas e desafios para o trabalho doméstico e de cuidados remunerado no Brasil
Comentários